terça-feira, 9 de setembro de 2014

Breve Reflexão Sobre Transgênicos #01 – Apresentação

Assim como foi feito com os alimentos orgânicos pretendo abrir uma pequena serie sobre transgênicos. No entanto, ao contrario da outra, esta serie pretende, ao menos no inicio, ser mais estruturada, seguindo um pequeno roteiro. Pretendo, ao longo dos textos, falar um pouco sobre a tecnologia em si, as variedades existentes, o papel de algumas entidades e a visão da sociedade sobre o assunto, não necessariamente de forma tão fragmentada, não necessariamente nessa ordem.

O ponto de partida desta serie é uma pergunta que há muito venho sendo questionado: Você é contra os transgênicos? Ou as vezes de forma mais direta: Por que você é contra os transgênicos? Algumas pessoas, ao serem questionadas com estas perguntas, já têm uma resposta na ponta da língua. Eu não tenho, embora já era pra ter formulado uma... é mais frequente do que parece, mas em geral eu sempre começo perguntando: o que você chama de “os transgênicos”?

Antes de prosseguir vou fazer uma pequena observação. Acontece que na mentalidade dicotômica, que impera na maior parte das pessoas hoje, existe o certo e o errado de forma bem clara e, caso você pondere para responder algo assim você corre o risco de ser tachado de “sem opinião” ou simplesmente de “desinformado”. Você tem que ser contra ou a favor das coisas... ponderar é enrolação. Eu simplesmente não concordo com isso.

Dito isso, prossigamos! Bom, os OGMs (organismos geneticamente modificados) são organismos que passaram pelo processo de transgenia, ou seja, tiveram em seu DNA a implantação de uma estrutura de DNA de outro organismo que trás alguma característica desejável ao organismo que recebe esta estrutura. Isso está exemplificado na figura abaixo e pode ser visto com mais detalhes aqui (não gostei muito deste texto mas foi a primeira pagina retornada pelo Google e, de fato, a mais imparcial que eu dispunha) ou em qualquer pesquisa mais elaborada que você fizer.

Fonte: 

Esta tecnologia permitiu uma maior compreensão do genoma, e consequentemente uma maior compreensão da vida. Desta forma foi possível testar algumas teorias além de, potencialmente, permitir avanços em tantas áreas diferentes que seria difícil listar aqui.

Voltando então a pergunta: o que você chama de “os transgênicos”? É a tecnologia? Porque se for isso eu não tenho absolutamente nada contra. Talvez algumas considerações em relação a forma de se fazer pesquisas, as prioridades, e etc... mas nada contra. Mas esta tecnologia rendeu alguns produtos, e contra alguns deles eu tenho sim varias coisas contra. E são exatamente essas coisas que vão puxar esta serie. Então, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário